quarta-feira, 9 de setembro de 2009

A OBRA LITERÁRIA - Um caso de sucesso

“Os Homens que Odeiam as Mulheres” é o primeiro livro da trilogia “Millennium”, criada pelo escritor sueco Stieg Larsson. Vítima de um súbito ataque cardíaco a 9 de Novembro de 2004, Larsson faleceu aos 50 anos, pouco tempo depois de entregar ao seu editor o terceiro volume da série. Infelizmente, não viveu para ver o sucesso que a sua obra atingiu, transformando-se num culto à escala mundial. Com mais de 14 milhões de exemplares vendidos, a trilogia fica completa com “A Rapariga que Sonhava com uma Lata de Gasolina e um Fósforo” e “A Rainha no Palácio das Correntes de Ar”.

“Saga familiar”, “literatura policial”, “thriller financeiro” ou “história de amor” são rótulos que não chegam para descrever uma narrativa que prende o leitor do início ao fim, apesar das mais de 400 páginas de cada volume. Numa primeira fase, é dada a conhecer a história de Mikael Blomkvist, um jornalista de meia-idade condenado a três meses de prisão por denunciar a corrupção no mundo dos negócios de Estocolmo na sua revista “Millennium”. Quando Henrik Vanger, um poderoso empresário, o encarrega de descobrir a verdade sobre o desaparecimento da sua sobrinha Harriet, há 36 anos atrás, Mikael não consegue recusar. Com a ajuda da sua nova e rebelde parceira, Lisbeth Salander, uma hacker de alto nível com problemas de comportamento social, mergulha no passado profundo da família Vanger, desvendando uma história sangrenta até então escondida na penumbra.

2 comentários:

  1. Embora tenha lido a versão americana, considero este de longue um dos meus livros favoritos, e dos mais emocionantes que ja li, e por isso acho que por um lado é com muita pena que verifico que este livros nao tenham a publicidade devida, mas por outro lado ainda bem que assim é pois destestaria caso a saga Millenium se torna-se uma "sagazinha Twilight"

    ResponderEliminar
  2. perfeito seu comentario TOM....
    odeio modinha...na minha cidade ( um buraco chamando JacobinaBA) é orrivel...
    adoro Millennium...amo os personagens...e nao suportaria isso, ''modinha''

    ResponderEliminar