quarta-feira, 16 de setembro de 2009

AS PERSONAGENS - Fortes e inesquecíveis

Assim são as personagens criadas por Stieg Larsson. Tendo dedicado uma vida às publicações contra o racismo e a xenofobia, o autor tem no jornalista Mikael Blomkvist o seu alter-ego. Mikael é um íntegro repórter de investigação, colaborador da revista “Millennium”, que ficou conhecido por “Super Blomkvist” após resolver vários roubos a bancos nos anos 80. Casado anteriormente com Mónica Abrahamsson, tem uma filha, Pernilla, de 16 anos. É um homem de meia-idade, curioso por natureza e determinado a desenterrar os crimes obscuros da sociedade sueca. Após ter sido condenado a três meses de prisão por uma suposta difamação do poderoso empresário Hans-Enrik Wennerström, e enquanto ainda aguarda em liberdade, é contratado por Henrik Vanger para investigar o caso da sua sobrinha, Harriet Vanger, que desapareceu misteriosamente há 36 anos atrás.

Lisbeth Salander é a mais emblemática criação de Larsson. O seu look arrojado, algures entre o punk e o gótico, com vários piercings e tatuagens, chamou a atenção de muitos fãs. Lisbeth ou “Vespa” é uma hacker de 24 anos que trabalha como freelancer para a empresa Milton Security. A sua personalidade, complexa e rebelde, deve-se em grande parte a um passado misterioso que a atormenta constantemente. Apesar da sua inteligência extrema, é altamente anti-social e inadaptada. Passou grande parte da adolescência internada numa clínica psiquiátrica de onde saiu graças à intervenção de Holger Palmgren, um homem bondoso que cativou a jovem e se tornou seu tutor legal. Mas quando este é vítima de uma hemorragia cerebral, esse papel é delegado a Nils Bjurman, um corrupto advogado capaz das maiores atrocidades.

Para além de Mikael Blomkvist e Lisbeth Salander, surgem inúmeras personagens secundárias nesta primeira parte da trilogia Millennium. O já referido Henrik Vanger, um industrial de 82 anos, ex-presidente do Grupo Vanger; Harriet Vanger, a sua sobrinha-neta desaparecida em circunstâncias misteriosas durante uma reunião de família há quase quarenta anos; Martin Vanger, irmão de Harriet e actual presidente do Grupo Vanger; o também já referido Nils Bjurman, um corrupto advogado que substitui Holger Palmgren como tutor de Lisbeth; Erika Berger, de 43 anos, directora editorial e sócia da revista “Millennium” que, embora seja casada com o artista Greger Backman, mantém uma relação amorosa com Mikael Blomkvist. As personagens criadas por Larsson são muitas vezes descritas como extremamente humanas e reais. Este é certamente um dos elementos-chave para o sucesso da trilogia.

2 comentários:

  1. É aqui que está a resposta para o passatempo... eheh

    ResponderEliminar
  2. Stieg Larsson foi premiado postumamente pela luta contra a violência de género. Leiam aqui:
    http://ipsilon.publico.pt/Livros/texto.aspx?id=240326

    ResponderEliminar