quinta-feira, 10 de setembro de 2009

O AUTOR - Biografia de Stieg Larsson

Stieg Larsson, nascido a 15 de Agosto de 1954, foi um jornalista e escritor sueco. Perito no estudo de movimentos antidemocráticos, de extrema-direita e nazis, Larsson envolveu-se em várias causas contra o racismo e a xenofobia. Em meados dos anos oitenta, ajudou a criar o projecto “Stop the Racism” e, já nos anos noventa, tornou-se editor da revista Expo. Numa luta constante contra a violência, escreveu livros que denunciavam os grupos nazis do seu país e as obscuras ligações entre a extrema-direita e o poder político e financeiro.

Entusiasta do género noir e da ficção científica, escrevia os seus romances à noite, praticamente em segredo. Viveu durante longos anos na companhia de Eva Gabrielsson e faleceu de forma inesperada na sequência de um ataque cardíaco a 9 de Novembro de 2004, pouco tempo depois de entregar ao seu editor o terceiro volume da trilogia “Millennium” e ainda antes de ser publicado o primeiro daquela que se tornou uma série de culto e um autêntico fenómeno editorial que vendeu milhões de exemplares.

2 comentários:

  1. Sem duvida, um defensor da democracia e dos maiores peritos no estudo de movimentos antidemocráticos.
    A morte dele também dava um filme... se calhar falou demais

    ResponderEliminar
  2. Não me parece que tenha falado demais. Revelar os podres de uma sociedade nunca é falar demais. Infelizmente, poucos têm coragem de o fazer...

    ResponderEliminar